O deputado federal Maurício Dziedricki (PTB-RS) foi recebido, na tarde desta segunda-feira (26), pelo presidente do Cremers, Eduardo Trindade, e pelo chefe do Serviço de Mama do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), José Luiz Pedrini.
O motivo do encontro foi comunicar o protocolo do projeto de lei 4615/2019, que institui o Banco Nacional de Combate ao Câncer. O projeto cria um cadastro que vai divulgar, de forma sistematizada, todos os protocolos abertos de pesquisa de drogas experimentais em oncologia e validados pelas normas de ética médica.
A ideia do projeto de lei foi construída a partir de situações apontadas pelo Cremers. “A atuação do Eduardo Trindade, do José Luiz Pedrini e do vereador Dr. Goulart (PTB) foram essenciais para a concepção do projeto”, afirmou o parlamentar.
O Banco Nacional de Combate ao Câncer será uma central de protocolos de tratamento com drogas ainda em fase de pesquisa, abertos a diferentes instituições brasileiras, e vai possibilitar que os médicos identifiquem o tratamento experimental mais adequado a cada tipo de câncer e ampliar o acesso aos pacientes.
Trata-se da democratização de novos tratamentos. Fazendo com que os protocolos experimentais sejam amplamente conhecidos pela comunidade médica, será possível humanizar os canais de acesso a novos medicamentos e tratamentos.