A Academia Sul- Rio-Grandense de Medicina, realizou no sábado (30), a entrega do Prêmio Academia de 2019. A posse coletiva com a apresentação dos 13 médicos e médicas selecionados na primeira edição do “Programa Novos Talentos”, foi realizada por seus tutores, em cerimônia no auditório do Cremers.
Consolidando a convicção dos colegas mais experientes de que a Academia está investindo firme em seu próprio futuro, acolhendo profissionais com doutorado, entre 35 e 50 anos, dotados de currículos irretocáveis, reconhecida postura ética e a garantia um porvir alentador como acadêmicos titulares nos tempos vindouros.
“Foi uma manhã memorável”, definiu o presidente da Academia Sul- Rio-Grandense de Medicina, Carlos Henrique Menke ao referir-se à pregressa reunião da entidade deste ano.
O evento contou com dois momentos de intenso significado institucional; além da posse coletiva, a entrega do Prêmio Academia 2019 ao acadêmico Flávio Kapczinski, que destacou a trajetória notável do psiquiatra, hoje, um dos mais citados em todo o mundo.
O psiquiatra ainda presenteou o público com dados de uma Conferência realizada por sua equipe, que atualiza o resultado de pesquisas feitas sobre os impactos biológicos da depressão, que provocam o surgimento de doenças e a aceleração do envelhecimento físico.
O presidente Menke, informou que o II Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do RS, ocorrerá em Porto Alegre com data indicativa de 31 de outubro de 2020.
Como comunicado importante, o acadêmico Gilberto Schwartsmann anunciou que uma muda do plátano original da Ilha de Cós, na Grécia, onde nasceu Hipócrates, será plantada com todo seu simbolismo, na manhã de quarta-feira (04/12) nos jardins da Famed, em Porto Alegre.