O presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, foi convidado a participar de Grande Expediente para reforçar importância da doação de órgãos. A sessão foi realizada pelo deputado Fábio Branco (MDB), na última quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado.
O Rio Grande do Sul foi pioneiro na América Latina no transplante de pulmão. A primeira cirurgia deste tipo foi realizada há 30 anos, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre pelo médico José Camargo.Neste ano, até outubro, foram realizados 553 transplantes de órgãos e 1.098 de tecidos no Rio Grande do Sul. No mesmo período, o estado registrou 202 doadores efetivos, cinco a mais do que no ano anterior. Os procedimentos de córnea figuram no topo da relação de tecidos, e fígado e rim equivalem a nove em cada dez cirurgias de órgãos no estado.
O deputado espera que, na próxima semana, a Assembleia Legislativa aprove projeto de lei, de sua autoria, que institui o Setembro Verde no Rio Grande do Sul. A proposta tem como objetivo reforçar a mobilização a favor da causa da doação, informar a população e sensibilizar as famílias. Outra iniciativa legislativa do parlamentar inclui no currículo das escolas conteúdos para chamar a atenção de crianças e adolescentes para a importância do tema.
O Grande Expediente foi acompanhado pelos deputados Capitão Macedo (PSL), Dr. Thiago Duarte (DEM), Any Ortiz (Cidadania), Luiz Henrique Viana (PSDB), Franciane Bayer (PSB), Guiseppe Riesgo (Novo), Sebastião Melo (MDB), transplantados, autoridades médicas e organizações da sociedade civil que defendem a causa.
Fonte: Agência de Notícias ALRS
Foto: Celso Bender