A Câmara dos Deputados instalou a Comissão Especial destinada a implementar e acompanhar ações de combate ao câncer no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 225 mil pessoas morrem em decorrência da doença no país. O deputado federal Maurício Dziedricki é o titular da Comissão e autor do Projeto de Lei 4615/2019, que cria o Cadastro Nacional de Pesquisa em Drogas Experimentais para o Tratamento do Câncer (Banco Nacional de Combate ao Câncer), em tramitação na Câmara dos Deputados, que foi construído a partir de situações apontadas pelo Cremers.
O Banco Nacional de Combate ao Câncer busca democratizar novos tratamentos, informar a comunidade médica e a população sobre os protocolos experimentais e humanizar os canais de acesso a medicamentos e tratamentos.
Se aprovado o PL, os protocolos abertos de pesquisas experimentais serão validados pelas normas de ética médica conferidas à pesquisa. Os dados serão organizados e ordenados conjuntamente pelos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia ou por outro órgão ou instituição designado pelos Ministérios.
O PL já foi aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), e aguarda parecer do relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Após, o texto segue para Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).