O conselheiro Arthur Azambuja Pereira Filho e seu irmão Nelson foram homenageados, nesta terça-feira (17), com o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre por terem realizado a primeira neurocirurgia robótica da América Latina. O procedimento aconteceu em 2022, no Hospital Moinhos de Vento, na capital. O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, representou o Conselho, na solenidade.
A cirurgia – uma biópsia de lesão cerebral em um médico de 58 anos – foi feita com navegador cirúrgico e braço robótico. A técnica foi escolhida em função da localização da área tratada, situada em região profunda do cérebro, próxima a zonas com funções nobres, como o controle motor e da fala. Proponente da homenagem, o vereador João Bosco Vaz destacou o benefício para a comunidade do feito realizado pelos dois médicos: “Hoje, quem comemora não é apenas o pai deles, outro médico brilhante, ou os familiares próximos. Esta é uma realização que orgulha a todos os porto-alegrenses”, afirmou.
O conselheiro do Cremers é defensor da evolução da tecnologia como uma potente aliada da Medicina, pois gera menos riscos com resultados mais favoráveis não só para os pacientes, mas para os médicos: “O uso da tecnologia possibilita melhor planejamento pré-operatório, mais assertividade no local dos procedimentos e menos desconforto aos pacientes”, justificou.
Os irmãos representam a quarta geração de médicos na família. “Essa história começa antes mesmo do nosso nascimento, com o nosso bisavô, que é homenageado na Santa Casa de Porto Alegre com um pavilhão que leva seu nome. Há cerca de quatro anos, vimos que a robótica estava se desenvolvendo muito em outras áreas, e nos interessamos em saber sobre o uso dela na neurocirurgia”, explicou Arthur.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Viviane Schwäger