

A segunda-secretária Laís Leboutte representou o Cremers na apresentação do relatório “Raio-x da Saúde de Porto Alegre”, elaborado pelo mandato do vereador Alexandre Bublitz. O documento, comentado em sessão da Câmara Municipal realizada na quarta-feira (09), elenca os principais problemas do atendimento na capital e aponta possíveis soluções.
Leboutte elogiou a iniciativa, que vai ao encontro das ações do Conselho em favor da saúde pública. “A aproximação do Cremers com vereadores preocupados com a saúde é uma possibilidade de mudança no estado das coisas. É daí que vem a solução. Vejo com muita alegria seu trabalho, o diagnóstico – que está absolutamente correto –, e com satisfação o Conselho estar presente neste momento. Entendemos que esse caminho possa trazer as soluções que estamos buscando”, opinou. A dirigente ainda frisou que não deve haver distinção entre os profissionais de saúde, pois o trabalho de um impacta diretamente o trabalho do outro.
Raio-x da Saúde de Porto Alegre
Bublitz e sua equipe percorreram a rede de urgência e emergência de Porto Alegre coletando dados e entrevistando pacientes, familiares e equipes.
O documento resultante desse trabalho corroborou informações que o Cremers já acusa, como gargalos entre a atenção básica e as emergências, subdimensionamento das equipes, terceirização excessiva das relações de trabalho e esgotamento mental dos médicos e demais profissionais da saúde.
O Conselho acompanhará de perto as propostas apontadas como solução para os problemas.
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Clarice Passos