
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) deu posse, na terça-feira (13), à nova Comissão de Ética do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Centro de Oncologia e Hematologia, em Porto Alegre.
A cerimônia foi prestigiada pelo vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, pela corregedora do Conselho, Márcia Vaz, e pela conselheira Enilde Guerra, além de integrantes da Direção do GHC, do corpo clínico e convidados.
Cada membro empossado recebeu certificado das mãos de Trindade, que oficializou a posse da nova composição com a entrega da Certidão de Comissão de Ética ao representante Paulo Roberto Lerias de Almeida. A partir disso, conforme a Resolução CFM 2.152/2016, a primeira reunião, após a posse, deve eleger o(a) presidente da Comissão.
A cerimônia foi marcada por discursos que reforçaram a importância da prática médica ética e também pelas críticas à expansão mercantilista do ensino que ocorre no Rio Grande do Sul, apontando para a necessidade de recrudescimento do pensamento crítico da classe médica.
“É uma satisfação que um hospital do porte do Conceição atenda a essa obrigação institucional, que muitas vezes é deixada em segundo plano”, parabenizou Trindade.
“Nós estamos com 11,8 médicos por mil habitantes em Porto Alegre. Nós, como órgão de proteção social, temos a obrigação de nos posicionar sobre a abertura desenfreada de vagas e escolas médicas e sobre assuntos que não são muito palatáveis para a sociedade em geral, como é a questão da invasão do ato médico por outras profissões, mas temos esse compromisso”, declarou.
A Comissão de Ética Médica, de acordo com o Manual Técnico Disciplinar do Cremers, tem como atribuições fiscalizar o exercício da atividade médica, instaurar procedimentos preliminares internos, colaborar com Conselho Regional de Medicina na tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar os profissionais sobre temas relativos à ética médica, atuar preventivamente, conscientizando o corpo clínico da instituição, e orientar o paciente sobre questões referentes à ética médica.
“Não temos nenhuma vantagem pecuniária ao assumir esta nova missão, mas assumimos uma grande responsabilidade onde não usamos, não precisamos e não faremos troca de favores. E, muito menos, dependemos de relações político-partidárias, o que muito nos honra e nos mantém a espinha ereta”, assumiu o representante da Comissão de Ética.
Participaram da solenidade, pelo GHC, o presidente da Comissão Eleitoral, Sati Jaber Mahmud; a gerente de Unidades de Internação do HNSC e Responsável Técnica, Lana Catani Ferreira Pinto; e a diretoria de Atenção à Saúde do GHC, Rosana Reis Nothen.
Conheça a composição da Comissão de Ética Médica do HNSC:
Titulares:
José Abruzzi Neto (Cremers 9042)
Paulo Roberto Lerias de Almeida (Cremers 6675)
Mariana Sesterhenn Vieira (Cremers 28188)
Suplentes:
Dimas Alexandre Kliemann (Cremers 24595)
Winston Weber Benjamin (Cremers 28252)
Konrad Guterres Soares (Cremers 39706))
Texto: Letícia Bonato
Edição: Sílvia Lago






