O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) vem a público manifestar sua preocupação com a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que determinou a recontratação de profissionais cubanos do Programa Mais Médicos.
É importante lembrar que esses profissionais não foram submetidos aos devidos trâmites legais para a atuação regular no país.
O Registro no Conselho Regional de Medicina do local de atuação, assim como a revalidação do diploma, através do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, são etapas fundamentais para que médicos vindos de outros países atuem de forma regular e garantam a prática da boa Medicina.
O Cremers tem lutado firmemente para garantir uma assistência médica digna aos pacientes gaúchos. E sem a revalidação do diploma, não é possível assegurar um atendimento de qualidade aos pacientes.
O Conselho não é contrário à atuação de profissionais formados no exterior, mas é imprescindível que haja um criterioso processo de reconhecimento de competências para atuação médica em território brasileiro.