Para dar sequência às ações do Cremers voltadas à valorização da Medicina e da formação médica, o presidente Eduardo Neubarth Trindade e a conselheira Carine Leite reuniram-se, na quinta-feira (4), de forma virtual, com a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Sheila Soares Ferro Lustosa Victor.
Os dirigentes das entidades compartilharam informações sobre a prova de egressos para médicos. Aplicada em Goiás desde 2017, o exame busca avaliar o ensino médico e fazer um diagnóstico da formação dos novos profissionais. “A participação é voluntária e aberta a médicos recém-formados e acadêmicos do último ano de Medicina de instituições públicas e privadas de todo país. O teste não é pré-requisito para a inscrição no Cremego, mas, desde 2019, o exame conta pontos para o ingresso em residências médicas”, explicou a presidente.
Para assegurar a boa formação profissional e qualificar o atendimento à população, a criação de uma prova nacional unificada é discutida pelos Conselhos Regionais de Medicina. “Precisamos de união e da adesão dos Conselhos para fortalecer essa luta”, disse a presidente do Cremego.
Uma das pautas prioritárias do Cremers é a excelência na formação médica e o combate à abertura desenfreada de vagas e escolas de Medicina. “O adequado exercício da profissão passa pela boa formação médica na graduação. Para isso, é necessária avaliação externa e independente do ensino. Por esse motivo, a exemplo do Cremego, queremos agilizar a implementação da prova no Rio Grande do Sul como forma de defender a qualidade da formação e sanar deficiências”, afirmou Trindade.
A reunião contou, ainda, com a presença de integrantes do Cremers: a diretora executiva Rebeca Rodriguez Fortes de Lemos, o coordenador da Assessoria Jurídica, procurador Juliano Lauer, e a coordenadora do Setor de Licitação e Compras, Verônica da Luz.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago