O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e a primeira-secretária Laís Del Pino Leboutte receberam, nesta quarta-feira (17), a nova direção do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS), representada pela presidente Giovana Ranquetat Fernandes e pela secretária-geral Elisângela da Rosa.
Trindade sugeriu a retomada da parceria entre os dois Conselhos Profissionais que resultou na criação da plataforma on-line de emissão de receitas médicas durante a pandemia. O esforço das entidades, agora, é para que a ferramenta, pioneira no Brasil, permita a emissão da receita azul, usada para medicamentos controlados.
‘’Precisamos avançar e disponibilizar o receituário tipo B (azul) de forma digital. E, ainda, cobrar dos gestores públicos a adequação da legislação para a emissão do documento por meio eletrônico’’, disse o presidente do Cremers. ‘’Todos ganharão com a receita digital, já que reforça a segurança, coíbe falsificação e fraude, e facilita as funções de fiscalização dos Conselhos, das Vigilâncias Sanitárias e do Estado’’, enfatizou a presidente do CRF/RS.
Empossada em 2 de janeiro de 2024, a nova gestão do CRF/RS ressaltou a intenção de estreitar laços com o Cremers e desenvolver ações conjuntas referente a pautas convergentes aos médicos e farmacêuticos para promover melhorias nos serviços de saúde prestados à população.
Entre as ações a serem implementadas está a criação de um grupo técnico de trabalho para apresentar ao governo possíveis atualizações nas legislações profissionais dos médicos e farmacêuticos para adequá-las a era digital.
‘’Temos o máximo interesse nessa aproximação e colocamos a estrutura e os setores do Cremers à disposição do CRF/RS para fortalecer a atuação dos Conselhos das profissões regulamentadas e qualificar cada vez mais o sistema de saúde’’, destacou Trindade.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago
Foto: Leonardo Fidelix