Os conselheiros da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos/Exercício Ilegal da Medicina (Codame/EIM) do Cremers, Karin Marise Jaeger Anzolch, Gustavo Corrêa e Régis Angnes, reuniram-se com integrantes da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) para tratar sobre importantes aspectos relativos à defesa do ato médico e do combate ao exercício ilegal da Medicina. O encontro aconteceu de forma híbrida, nesta sexta-feira (28).
Segundo Anzolch, a invasão indiscriminada de outras profissões em atividades que sempre foram e ainda são prerrogativas do médico é uma preocupação constante do Cremers, assim como os riscos inerentes à população. “Inclusive, recentemente, amplamente veiculados pela imprensa e mídias sociais com o advento de complicações sérias, uma delas resultando em morte”, lembrou.
Anzolch ainda destacou que uma das principais agendas do Conselho é atuar para que as atividades irregulares e potencialmente danosas sejam fortemente coibidas. Para isso, o Cremers busca a parceria e o apoio das Sociedades de Especialidades, especialmente as mais envolvidas, e promove ações junto ao Ministério Público, à Anvisa, à Polícia Civil Estadual e Federal.
A SBD-RS foi representada na reunião pela presidente Rosemari Mazzuco, pela secretária-geral Analupe Webber, pela secretária científica Cíntia Cristina Pessin e pelo procurador Fernando Nerung.
Sociedades de Especialidades, médicos e população podem engajar-se no combate ao exercício ilegal da Medicina e pela maior segurança das pessoas enviando contribuições pelo e-mail cremers@cremers.org.br.
Texto: Sílvia Lago