A Diretoria e conselheiros do Cremers receberam, nesta segunda-feira (29), a secretária adjunta da Saúde do Rio Grande do Sul, Ana Costa, e integrantes da equipe diretiva da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Questões cruciais para qualificar o atendimento em saúde à população foram abordados durante a reunião.
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, manifestou preocupação com a superlotação nos hospitais de Porto Alegre e da Região Metropolitana, e com o anúncio de fechamento de centros obstétricos e maternidades, como é o caso do Hospital Mãe de Deus, na capital, que impactará diretamente no sistema de saúde. “É preciso fazer o mapeamento completo das estruturas, das condições éticas de trabalho e do fluxo de atendimento para a implementação de políticas de Estado e não apenas para a busca de soluções momentâneas”, salientou Trindade.
Os conselheiros ressaltaram a preocupação do Cremers com a formação profissional, a terceirização nas contratações de médicos, e a precarização da assistência à população. “É preciso repensar a contratualização de médicos e focar na construção de um plano de carreira dentro do Sistema Único de Saúde. A alta rotatividade das terceirizações compromete a relação médico-paciente e precariza o serviço de saúde, pois inviabiliza a continuidade do trabalho e o vínculo com a comunidade”, afirmou Trindade.
Ana Costa destacou a importância da aproximação entre a SES e o Conselho para qualificar a saúde no estado. “Este foi um momento muito produtivo, em que uma instituição tão importante como o Cremers nos convida para debater questões de interesse comum. Sabemos que a qualificação no cuidado em saúde depende de muitos profissionais e a classe médica é importantíssima nessa pauta”, disse a secretária adjunta.
Participaram da reunião a diretora do Departamento Geral de Atenção Especializada (DGAE), Lisiane Fagundes; a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE), Letícia Ikeda; e o diretor do Departamento de Auditoria do SUS (Deasus), Bruno Naundorf.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago