O Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) realizou vistoria de retorno no Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Estância Velha, para averiguar se as recomendações apontadas anteriormente foram executadas. O Ministério Público do Estado (MP-RS) acompanhou a ação, que ocorreu na terça-feira (24).
A equipe de médicos fiscais foi recebida pelo diretor técnico da instituição, Ricardo Siegle, que falou sobre as melhorias realizadas após as orientações do Cremers, em fiscalização realizada em abril de 2023.
Foram abordadas questões referentes ao dimensionamento de médicos para atendimento à população, às escalas de trabalho, à disponibilidade de leitos para internação, e ao funcionamento do processo de transferência de pacientes. Os médicos fiscais conferiram os prontuários e verificaram se medicamentos, equipamentos e insumos estão adequados para o atendimento aos pacientes.
Siegle apontou que a instituição realiza uma média de 3.800 atendimentos mensais de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas, e conta com 51 leitos de internação.
Também ressaltou o projeto de ampliação do hospital, que irá sanar a falta de espaço físico e contempla uma nova emergência, com exames diagnósticos por imagem e novos leitos, em um prédio de três andares. Afirmou que o recurso já está reservado e será liberado conforme cronograma a ser acordado entre Estado e município.
Após reunião com a direção, a equipe percorreu as estruturas da instituição para verificar os espaços físicos e o fluxo de atendimento. Foram vistoriados o setor de urgência e emergência, o centro cirúrgico e a internação clínica.
O relatório de fiscalização será enviado ao diretor técnico, que receberá retorno dos conselheiros do Defis sobre os apontamentos dos médicos fiscais para providências.
Texto e foto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago