O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está realizando um mapeamento dos locais que contam com Desfibrilador Externo Automático (DEA) na capital.
Para isso, pede o apoio da população e de entidades públicas e privadas, como clubes e shopping centers, que possuem o equipamento, para que notifiquem os órgãos através do preenchimento deste formulário.
A iniciativa faz parte de um projeto que pretende capacitar gratuitamente voluntários para socorrer pacientes com suspeita de parada cardíaca.
De acordo com a Lei Estadual nº 13.109, é obrigatória a disponibilização de aparelho desfibrilador cardíaco externo automático em estádios, ginásios esportivos, centros comerciais e quaisquer outros estabelecimentos, quando da realização de eventos de qualquer natureza, com previsão de concentração ou de intensa circulação igual ou superior a cinco mil pessoas.
O DEA é um equipamento portátil inteligente que consegue analisar, de forma automática, o ritmo cardíaco do paciente, sendo utilizado em casos de parada cardiorrespiratória.