
O Cremers recebeu estudantes das faculdades de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para iniciar a organização do Núcleo Acadêmico do Conselho. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (12), e contou com a presença do vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, dos conselheiros Nelson Batezini, Tânia Furlanetto e Eduardo Montagner, e dos acadêmicos Nândrea da Silva, Pedro Henrique dos Santos e Arieh Goldstein.
A proposta é que o Núcleo sirva para acolher demandas dos estudantes relacionadas à formação médica, além de aproximar o Conselho do ambiente acadêmico e promover suas pautas junto aos futuros médicos.
“Muitas vezes, os estudantes veem o Cremers como algo distante. A ideia do Núcleo é aproximar o Conselho dos acadêmicos para que entendam seu funcionamento, já que essa relação estará presente pelo resto da carreira de vocês”, destacou Trindade. “Hoje vocês são alunos, mas amanhã seremos colegas”, completou.
Durante a reunião, ficou definido que o escopo de atuação do Núcleo será elaborado a partir dos apontamentos trazidos pelos acadêmicos. Na sequência, serão escolhidos os representantes de cada faculdade. Após essa etapa, o Conselho promoverá um evento de apresentação oficial do Núcleo.
A Comissão será coordenada por um conselheiro, que atuará como intermediário entre os universitários e a diretoria do Cremers.
Texto: Clarice Passos
Edição: Viviane Schwäger