Para a abertura de um canal de comunicação mais efetivo, buscando conciliação e alinhamento com as operadoras de saúde e diretores técnicos de hospitais, o Cremers instituiu a Comissão de Relacionamento com Hospitais, Planos e Operadoras de Saúde.
A portaria Cremers 113/2024, publicada em 22 de agosto, tem como objetivo central ajustar condutas e solucionar demandas, sem a necessidade da abertura de sindicâncias.
A Comissão é formada pelo presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e pelos conselheiros Arthur Pereira Filho, Carine Leite, Marcelo Bicca, Márcio Castan e Marcos Tannhauser, e pelo procurador Guilherme Brust Brun.
‘’O Conselho está chamando as principais operadoras de saúde que atendem no Rio Grande do Sul e diretores técnicos de hospitais para tratar de temas pontuais. Também é verificado se estão sendo cumpridas as normas da Resolução CFM 2147/2016, que determina responsabilidade e atribuições de diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos’’, explica Trindade.
Até o momento, já foram realizadas reuniões com diretores da Saúde Pas, Cassi, Petrobras e Bradesco.
‘’A proposta é orientar e buscar alternativas para resolução de conflitos, evitando, assim, a abertura de sindicâncias. Os esclarecimentos prestados são de extrema importância para melhor compreensão dos fatos, e o resguardo da ética médica’’, ressalta o conselheiro Arthur Pereira Filho, que conduz os encontros.
Texto: Jennifer Morsch