A primeira-secretária do Cremers, Laís Del Pino Leboutte, apresentou palestra sobre ética médica ao Corpo Clínico do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul. O encontro aconteceu na quarta-feira (20), promovido pela Comissão de Ética da instituição.
Leboutte compôs a mesa do evento com as autoridades do HCB: o diretor técnico Roger Martins Souza, o diretor clínico Daniel Brescovit Santiago e o presidente da Comissão de Ética, Clóvis Roesch de Campos. “Este aqui é o Cremers. Estes são os representantes do Conselho dentro do hospital”, esclareceu Leboutte, lembrando das responsabilidades e atribuições desses cargos.
A dirigente explicou a origem e a necessidade social do Cremers, delineou a estrutura da autarquia e os principais serviços e funções que desempenha. Ao detalhar o funcionamento de sindicâncias e processos, Leboutte alertou: “O prontuário é o único documento que comprova o ato médico. Um prontuário bem feito é fundamental, pois é a melhor defesa do médico no caso de sindicância ou processo ético-profissional”.
Com artigos do Código de Ética Médica, Leboutte ilustrou questões como publicidade médica, relações de trabalho e responsabilidades durante o plantão. Os médicos do Corpo Clínico aproveitaram a ocasião para apresentar questionamentos pontuais sobre suas rotinas de trabalho, buscando a orientação do Cremers sobre a melhor conduta em caso de falta de médicos entre a emergência e a enfermaria, referências equivocadas e glosas de procedimentos, entre outros.
O evento aconteceu na sede da Unimed de Cachoeira do Sul.
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Sílvia Lago