
A conselheira do Departamento de Fiscalização do Cremers, Maria Fernanda Detanico, participou, na tarde de segunda-feira (20), de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado para discutir a situação da saúde no município de Canoas, com ênfase no Hospital Universitário (HU). Promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, o evento abordou a paralisação do HU e a restrição de atendimentos na cidade.
Maria Fernanda, que atuou por 12 anos na área da saúde do município, ressaltou que o Conselho tem atuado de forma intensa, em parceria com o Ministério Público do Estado, para garantir que a assistência à saúde da população seja preservada.
“A situação de Canoas é crônica, mas, nos últimos meses, vem piorando drasticamente. Quem está sofrendo não é apenas a população da cidade, mas também os municípios que têm Canoas como referência”, enfatizou a conselheira.
Presidido pelos deputados Valdeci Oliveira e Thiago Duarte, o encontro reuniu representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Sindicato Médico do RS (Simers), dos conselhos Estadual, Nacional e Municipal de Saúde de Canoas, além de outras entidades e lideranças comunitárias.
Como encaminhamento da reunião, ficou definido que serão promovidos encontros com a nova secretária de Saúde de Canoas, Ana Boll, e com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com o objetivo de discutir a possibilidade de a instituição assumir a gestão do HU, e com a Secretaria Estadual de Saúde.
Em março, está prevista uma nova audiência pública, desta vez em Canoas, para reavaliar o cenário
No dia 10 de outubro, o Cremers realizou uma vistoria no Hospital Universitário de Canoas para verificar denúncias relacionadas a escalas incompletas de anestesiologia.