

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, que é membro do Conselho do Plano Rio Grande do governo do Estado, participou de reunião de apresentação de ações, nesta quinta-feira (10), para a reconstrução do Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini.
O governador Eduardo Leite, acompanhado do vice-governador Gabriel Souza, apresentou detalhes de ações de governo já concluídas ou em andamento com relação à dragagem, ao desassoreamento e à batimetria de corpos hídricos. Ao final do encontro, foi anunciada a abertura de consulta pública para o zoneamento ambiental do Guaíba, nova etapa das estratégias do plano.
Durante a apresentação de ações, Leite enfatizou o assessoramento de especialistas. “Na pandemia, ouvimos a ciência e, desta vez, não será diferente”, afirmou. O anúncio da consulta pública, que será realizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a partir de sexta-feira (11), foi precedida por conclusões e análises do Comitê Científico.
Cremers no Plano Rio Grande
O Conselho do Plano Rio Grande, grupo instituído pelo Decreto 57.647 de 3 de junho de 2024, é responsável por propor, avaliar, receber e encaminhar demandas e sugestões da sociedade civil organizada sobre o plano de reconstrução do estado após a enchente histórica de 2024.
Além do vice-presidente do Cremers, o Conselho é composto pela representação de outras entidades da sociedade civil, setor público e iniciativa privada.
Texto: Letícia Bonato
Revisão: Sílvia Lago
Fotos: Joel Vargas/GVG