
O Cremers foi representado pelo médico Hélvio Carpim Corrêa, integrante da Câmara Técnica de Psiquiatria, no debate sobre o impacto do fechamento das emergências psiquiátricas do Centro de Saúde IAPI e do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), durante sessão da Comissão de Saúde e Meio Ambiente de Porto Alegre (Cosmam). A reunião ordinária aconteceu nesta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores do município.
O tema foi proposto pela vereadora Tanise Sabino, presidente da Comissão, e teve a participação de diversas entidades municipais e estaduais.
Corrêa defendeu a importância da capacitação e do olhar para o profissional médico no processo: “A temática se baseia muito na questão da capacitação. O atendimento em emergência psiquiátrica envolve questões delicadas em relação à medicação, por exemplo. Chamamos a atenção para que, acima de tudo, se pense em estruturação das equipes. Uma equipe que não é estruturada provoca o sofrimento do profissional médico, comprometendo o atendimento na urgência”, destacou Corrêa.