
Médicos, familiares e autoridades participaram, na sexta-feira (17), do último dia de homenagens aos médicos que completaram 50 anos de formados. O Mérito Médico, considerado a Festa da Medicina e entregue anualmente pelo Cremers, aconteceu entre os dias 14 e 17 de outubro, celebrando a trajetória de mais de 230 profissionais. Neste ano, as homenagens se somam à celebração do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.
O tradicional reconhecimento foi entregue pela Diretoria do Cremers e pelos conselheiros para os médicos que se formaram em 1975 na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa), Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Urfgs) e Universidade de Passo Fundo (UPF).
O vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade ressaltou que o Dia do Médico é a data máxima para os profissionais. “A data está repleta de significados e nos convida à reflexão sobre a profissão, seus desafios, suas conquistas e seu impacto na vida das pessoas e da sociedade como um todo. Precisamos do olhar da sociedade e do apoio de todos os médicos para combater a invasão do ato médico por outras profissões e a criação desenfreada de novas faculdades de Medicina sem critérios técnicos”, frisou.
Em sua fala de abertura no primeiro dia, o presidente do Cremers, Régis Angnes, mencionou que a data também serve para recordar as conquistas da Medicina, que avança a passos largos, e para refletir sobre os desafios que ainda persistem. “A Medicina é uma ciência em constante evolução e nós temos o compromisso de nos adaptar, aprender e inovar para oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes”, salientou.
Presente na solenidade, a diretora da Faculdade de Medicina da Ufrgs, Cristiane Bauerman Leitão, comemorou. “Quem se forma em Medicina se dedica uma vida inteira à profissão. Os médicos que estão aqui se formaram nos primórdios do Hospital de Clínicas, uma referência que qualifica a Faculdade de Medicina. Vocês são uma inspiração para nós”, celebrou.
Designada para falar em nome da turma da Ufrgs, Citânia Lúcia Teddoldi reconheceu o Cremers pela iniciativa. “Agradeço por estarmos aqui nesta solenidade. O trabalho que o Cremers está fazendo é muito importante. Os temas que vem defendendo são muito relevantes para a sociedade. É um momento de troca entre nós profissionais, o qual agradecemos muito”, ressaltou.
O orador pela UPF, José Ivo Scherer, falou emocionado: “Essa jornada até aqui foi marcada por desafios, decepções, perdas, mas, sobretudo, por vitórias. Longas jornadas, mas curas inesperadas e reencontros com a alegria de viver. Transformar o sofrimento em esperança, o medo em confiança, a dor em cura. E, hoje, esse Conselho celebra todos que caminharam conosco”.
Antônio Quinto Neto falou em nome dos médicos que se formaram fora do estado, mas fizeram seu registro no Rio Grande do Sul. “Celebrar o dia do médico significa enaltecer a escolha de uma profissão que transcende ao tempo e às circunstâncias. Sinto-me lisonjeado em representar os colegas que vieram de outros estados e encontraram aqui um lar. Orgulhosamente fazemos parte da Medicina gaúcha”, salientou.
Confira as falas dos oradores:
No primeiro dia, o Mérito Médico destacou os médicos com 50 anos de profissão formados na Furg, na UFPel e na UCPel. Em sua manifestação, Antônio Carlos Maciel, que foi orador da turma da UFPel, destacou: “Hoje, celebramos uma trajetória construída com mãos firmes e mente aberta. Deixamos um legado de escuta e cuidado. Parabéns a todos os colegas homenageados”.
João Carlos Moura Domingues foi conselheiro do Cremers em duas gestões. Na época, um dos conselheiros mais jovens. Destacou que teve uma grande satisfação em encontrar os amigos de profissão que se formaram pela UCPel. “O Cremers me ensinou muito. Só tenho carinho pelo Conselho, aqui se aprende muito. Aqui é uma grande escola. Obrigado ao Cremers pela iniciativa. É bom para o médico, é bom para a Medicina e é bom para a sociedade”, reforçou.
Ângelo Alves de Mattos, representando a turma da Furg, saudou os colegas e comentou sobre a jornada desse período. “Esse dia é a materialização de 50 anos de sacrifícios, de escolhas difíceis e, principalmente, de um amor incondicional à Medicina. Dia que também deve ser dividido com nossos cônjuges e nossos filhos”, agradeceu.
O segundo dia de homenagens celebrou os formados da UFSM e da UCS. Foi uma noite de reflexões sobre a profissão. Lembrando a origem da data que celebra o Dia do Médico, o orador da UFSM, Walter Priesnitz, salientou que “receber uma homenagem dessas do nosso Conselho Regional de Medicina só nos engrandece. Reforço que o paciente é o elemento mais importante do nosso trabalho e temos que ter isso sempre em mente”.
Já o orador da UCS, Paulo Roberto Pante, manifestou preocupação com a criação de faculdades de Medicina sem os devidos critérios. “Chama a atenção a grande quantidade de faculdades isoladas e que talvez não tenham sido contempladas com a sabedoria e o cuidado que tivemos em nossas instituições. Agradeço ao Cremers por esta homenagem e saliento a satisfação em ver aqui meus colegas”, agradeceu.
No terceiro dia, o destaque foi para a trajetória. Representando a turma da Pucrs, o delegado seccional do Cremers em Santana do Livramento, João José Andreuchetti de Freitas, falou sobre o aprendizado nesse meio século. “Nesses 50 anos de história, aprendemos Medicina, mas aprendemos também ética, conduta e conhecimento. Meus parabéns a todos os meus colegas aqui homenageados”, celebrou.
Pela Ufcspa, falou o médico Ricardo kreitchmann, muito aplaudido pela família e pelos amigos, ele agradeceu ao Cremers e destacou a trajetória dos médicos no exercício da profissão. “Agradecemos ao Cremers. É dia de celebrar e reconhecer a importância do trabalho médico para a sociedade. São 50 anos de dedicação, vidas salvas, doenças curadas ou mitigadas. Foram muitos dias e noites em claro apoiados pela tolerância das nossas famílias. Estou muito emocionado, grato e feliz por rever colegas que enfrentam diariamente situações muitas vezes inadequadas de trabalho e persistem”, reconheceu.
Os mais de 230 homenageados nesta edição do Mérito Médico representam todos os profissionais que dedicam seu conhecimento e trabalho à Medicina. O Cremers reforça a importância de cada médico nas suas rotinas de salvar vidas e seguirá apoiando os profissionais e reforçando seu compromisso com a sociedade no combate ao exercício ilegal da Medicina e à violência contra os profissionais da saúde; na defesa das prerrogativas médicas; e fortalecendo o médico pela excelência na sua formação. Que venham os próximos 50 anos.
O Mérito Médico 2025 contou com a parceria de Banrisul e Unicred Porto Alegre.
Acesse aqui a galeria de fotos.