Com o objetivo de garantir boas condições de trabalho aos médicos gaúchos, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) vistoriou 60 estabelecimentos de saúde de janeiro a julho deste ano.
Foram vistoriados hospitais, clínicas, pronto-atendimentos, unidades de saúde e outros estabelecimentos de diversas cidades gaúchas, a fim de saber se as condições eram favoráveis ao exercício da profissão.
“O Conselho está atento ao funcionamento dos estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul e atua para garantir a prática da boa medicina”, afirma o presidente do Cremers, Dr. Carlos Sparta.
As vistorias foram feitas tanto de forma proativa (iniciativa do próprio Cremers) quanto de forma reativa (após denúncias de órgãos como Ministério Público Estadual e Federal ou da população em geral).
As ações são conduzidas pelos médicos fiscais e seguem padrão determinado pelo Conselho Federal de Medicina. “São verificados aspectos como segurança dos profissionais de saúde e pacientes, condições de iluminação e ventilação dos ambientes e esterilização dos materiais”, afirma o coordenador de Fiscalização do Cremers, Dr. Geraldo Jotz.
Denúncias ou reclamações sobre irregularidades no funcionamento de serviços de saúde podem ser encaminhadas para o e-mail ouvidoria@cremers.org.br, pelo site cremers.org.br ou pelo telefone (51) 3300-5400/Ramal 242.