

Em uma iniciativa inédita, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e o Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF/RS) reuniram-se, no último sábado (30), para promover o curso “Boas práticas em prescrição e dispensação de medicamentos”, em Porto Alegre.
Com as vagas esgotadas, o encontro apresentou à comunidade médica e farmacêutica os fundamentos legais da prescrição e dispensação, os diferentes tipos de receituários e suas especificações, as novas normas para medicamentos que estão em alta demanda e também as implicações legais em casos de irregularidades, entre outros assuntos.
O curso foi ministrado e conduzido pelo conselheiro Fabiano Nagel, coordenador da Ouvidoria do Cremers, e pela farmacêutica Cristine Reis. O evento está disponível na íntegra no canal do Cremers no Youtube (clique aqui para assistir).
Corresponsabilidade e parceria históricas
A corresponsabilidade pela saúde e segurança do paciente como um elo importante para a concretização da relação entre as duas categorias, além da atuação conjunta em equipes multiprofissionais, foram pontos tratados com destaque na abertura do evento.
“Sempre quis ter momentos como este, com médicos prescritores para esclarecer diversas situações em que nós, farmacêuticos, encontramos dificuldades. Aqui, médicos e farmacêuticos estão lado a lado para uma receita segura”, afirmou a presidente do CRF/RS, Giovana Ranquetat Fernandes, na introdução do curso.
O evento também discutiu a regulamentação atual e propôs avanços sobre boas práticas. Uma das inovações citadas, e que já se tornou parte da rotina de médicos e farmacêuticos, foi a criação da ferramenta para emissão de receitas e documentos on-line do Cremers, em 2020.
“A inter-relação entre o médico e o farmacêutico é muito importante para que os pacientes recebam orientações adequadas, e tudo isso que estamos promovendo aqui é pelo bem da população e da saúde de todos”, enfatizou o presidente do Cremers, Régis Angnes.
Nova cartilha
O curso dará origem a uma cartilha de boas práticas com as orientações dos palestrantes. O documento deve incluir, também, as observações e contribuições dos participantes.
Assista ao curso completo no canal do Cremers no Youtube: clique aqui para assistir.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Viviane Schwäger