O diretor médico do Hospital Mãe de Deus, Euler Manenti, recebeu o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e o conselheiro e integrante da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), Régis Angnes, para apresentar os protocolos de reabertura adotados pela instituição. A reunião ocorreu nesta terça-feira (4), na sede do hospital, em Porto Alegre.
No início de maio, a instituição de saúde, em razão da inundação do bairro Menino Deus, onde está localizada, suspendeu temporariamente alguns serviços por questão de segurança. Na ocasião, o hospital também transferiu parte dos pacientes para outros hospitais.
Manenti relatou que o Comitê de Reabertura criado pela instituição buscou os melhores protocolos internacionais para a retomada das atividades, como os utilizados por estabelecimentos que sofreram com enchentes no Equador e com o furacão Katrina nos Estados Unidos.
Após 30 dias de serviços suspensos, o diretor médico afirmou que a instituição quer voltar melhor. “Estamos avançando de forma gradual, para retornar com mais qualidade, mais segurança e com os melhores padrões de assistência do mundo.”
O presidente do Cremers ressaltou que a reabertura é muito importante. “A retomada do funcionamento do Hospital Mãe de Deus é fundamental pela significância que a instituição tem para a assistência à população de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Dentro do contexto histórico de calamidade pública, o Mãe de Deus está sendo modelo de segurança tanto na retirada dos pacientes quanto na reabertura dos serviços’, completou Trindade.
Texto: Sílvia Lago