
Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para os médicos interessados em realizar o curso Consultório Seguro, que será subsidiado pelo Cremers, realizarem as suas inscrições. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) publicou, na última quarta-feira (23), edital para seleção dos interessados. A aula será ministrada pelo Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas (CTSEM), credenciado pela American Heart Association (AHA). É permitida uma única inscrição por médico entre as três turmas disponíveis. Se o candidato inscrever-se em mais de uma turma, terá sua inscrição invalidada. O sorteio das vagas ocorre nesta quinta-feira (31).
O objetivo do curso é capacitar médicos para atender situações de emergência que podem acontecer em consultório. O treinamento utiliza a simulação realística nos mais diversos cenários de atendimento, explorando a necessidade de tomada de decisão rápida e eficiente por meio da dinâmica de equipe eficaz, aprendendo a reconhecer e atender as principais intercorrências clínicas em adultos.
Para cada edição, serão sorteados 25 titulares e 25 suplentes, que serão chamados caso os titulares sorteados não preencham os critérios necessários ou em caso de desistência. O sorteio eletrônico será realizado às 15h, em sessão pública no auditório da sede do Cremers, com transmissão simultânea em “live” na rede social do Cremers (Instagram). Para confirmar e garantir a vaga no curso, o candidato deverá preencher o TERMO DE ADESÃO disponível no Anexo I do Edital.
Os candidatos selecionados para a turma de Pelotas, a ser realizada no dia 23 de agosto de 2025, devem encaminhar o TERMO DE ADESÃO ao Cremers por meio do e-mail rp@cremers.org.br, impreterivelmente, até o dia 08 de agosto de 2025. Serão ofertadas 25 vagas para cada turma. O horário do curso será das 08h às 14h, totalizando seis horas. Será disponibilizado material didático digital.
Confira as datas para o curso em cada cidade
Pelotas – uma turma com 25 vagas, a ser realizado no dia 23 de agosto;
Santa Maria – uma turma com 25 vagas, a ser realizado no dia 13 de setembro;
Novo Hamburgo – uma turma com 25 vagas, a ser realizado no dia 18 de outubro.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Viviane Schwäger