As médicas psiquiatras Elisa Fasolin Mello e Gilmara Bueno criaram uma plataforma gratuita de valorização da vida e prevenção do suicídio, a Mind Joint. O site foi lançado durante as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o suicídio. Através da educação, orientação e encorajamento da necessidade em falar, oferece apoio diário e conteúdos informativos.
Após preencher um cadastro, o interessado responde um questionário de avaliação, a partir do qual a equipe inicia um processo de auxílio a crises emocionais e ao risco de suicídio. A Mind Joint avalia a gravidade da situação e fornece mensagens, vídeos, textos informativos e sugestões de livros que podem ajudar na crise.
O site também conta com um botão de pânico que deve ser acionado em situações de risco de suicídio grave iminente. O botão faz uma ligação automática para o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Segundo as idealizadoras, o projeto está em conformidade com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina e com a lei federal 13.819, de 2019, que institui políticas públicas de prevenção à automutilação e suicídio. Elas lembram que a plataforma não substitui o atendimento médico.