“Estabelecer critérios técnicos e científicos para melhorar cada vez mais a Medicina do Rio Grande do Sul e a assistência em saúde para as pessoas.” Com essa missão, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), deu início à solenidade de nomeação de 250 membros das Câmaras Técnicas de Especialidades da autarquia federal. A cerimônia ocorreu na noite desta sexta-feira (22), no auditório do Cremers, em Porto Alegre.
As Câmaras Técnicas do Conselho foram criadas em 2000 e regulamentadas pela Resolução Cremers 04/2023, que disciplinou sua constituição e seu funcionamento. São órgãos responsáveis pela discussão técnica e ética de assuntos relacionados ao exercício da Medicina, e contribuem com o ético desempenho da atividade e com a assistência em saúde prestada à população.
Entre as 54 Câmaras Técnicas, estão, por exemplo, Reprodução Assistida, Genética Clínica, Auditoria em Saúde, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva e Medicina Paliativa. “São órgãos de importante função de assessoria e orientação em saúde, e atendem à necessidade de posicionamento técnico especializado sobre diagnósticos e tratamentos”, explicou o coordenador-geral das Câmaras Técnicas, Manoel Trindade.
Ele ainda ressaltou que, para fazer parte de uma Câmara Técnica, o médico deve ter registro na respectiva especialidade, ter renomada qualificação profissional e expertise na área de atuação.
Para o presidente do Cremers, “as Câmaras Técnicas são extremamente qualificadas e devem estar preparadas para responder a questionamentos da sociedade nas diferentes áreas, sendo um referencial técnico e científico das decisões que vão nortear a Medicina no Rio Grande do Sul”.
Três médicos receberam, de forma simbólica e por antiguidade, homenagem pela nomeação, em nome dos demais membros das 54 Câmaras Técnicas: Nilton Tabajara Herter (CT de Cirurgia de Cabeça e Pescoço), Giovani Antônio Bemvenuti (CT de Gastroenterologia), e Luiz Augusto Pereira (CT de Ética Médica e Bioética).
Também participaram do evento o vice-presidente do Cremers, Luiz Carlos Diniz Barradas, a corregedora Márcia Vaz, e a procuradora Carla Bello.