
O Ministério da Saúde (MS) divulgou série de recomendações para o manejo de corpos no contexto do novo Coronavírus, visando a garantir a segurança de profissionais da saúde, familiares e demais envolvidos. O documento prevê situações de mortes ocorridas em ambiente hospitalar, domiciliar e em locais públicos, além de orientar como o corpo deve ser manejado pelo serviço de verificação de óbito. Também demonstra como deve ser preenchida a declaração de óbito e as recomendações a serem feitas às famílias.
O MS não recomenda a realização de velórios e funerais de mortos com confirmação ou suspeita de Covid-19. Também orienta não realizar autópsias, a menos que extremamente necessário. Caso a coleta de material biológico não tenha sido realizada em vida, a forma post-mortem deve ser feita no serviço de saúde, por meio de swab na cavidade nasal e de orofaringe, para posterior investigação pela equipe de vigilância local.
Devido ao risco aumentado de complicações de piores prognósticos da Covid-19, o MS recomenda que profissionais com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas, cardiopulmonares, oncológicas ou imunodeprimidos não sejam expostos às atividades relacionadas ao manejo de corpos de casos confirmados ou suspeitos pela Covid-19.
CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DAS ORIENTAÇÕES