
O XXV Congresso Gaúcho de Educação Médica (XXV CGEM), adiado por conta da enchente histórica que assolou o Rio Grande do Sul em 2024, teve sua abertura nesta sexta-feira (23), no Itaimbé Palace Hotel em Santa Maria. Palestra ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) foi uma das atrações da noite.
Sob o título “Mídia, publicidade médica e aspectos éticos: os desafios atuais”, o tema compartilhado com os acadêmicos de Medicina buscou trazer o panorama das redes sociais no Brasil e orientações sobre a conduta ética na internet.
Panorama geral
Cerca de 77% da população brasileira utiliza as redes sociais, principalmente WhatsApp, Instagram e Youtube.
O Brasil é o segundo maior mercado da Meta, por exemplo, com 119 milhões de usuários nas suas plataformas (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads).
Ética nas redes
Trindade alertou a plateia que 70% dos brasileiros buscam informações de saúde nas redes sociais, antes mesmo de consultar um profissional. “Somos o terceiro país com mais médicos influenciadores digitais no mundo. E vocês sabem o que isso significa? Que eles têm mais de 100 mil seguidores cada. Por isso, os médicos e profissionais de saúde têm um papel crucial para combater as fake news e promover informações confiáveis nas redes sociais”, enfatizou Trindade.
“É uma honra pra nós contar com essa presença que trouxe para nós uma informação técnica, ética e com empatia, provando que a gente não precisa de sensacionalismo para atuar nas redes sociais”, encerrou o presidente do CGEM, Felipe Costa.
Participação no XXV CGEM
Além da palestra, o presidente do Cremers participa, neste sábado (24), da mesa redonda que discutirá a realização de um possível exame de proficiência médica dentro da programação do Congresso.
O 25° CGEM, promovido pela Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), tem como propósito promover debates e conhecimentos sobre as transformações tecnológicas e sociais que impactam a formação médica. Além da programação científica, o congresso oferece também atividades culturais e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Antônio Bavaresco