
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, prestigiou, nesta quarta-feira (14), a posse da diretora eleita da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Famed/Ufrgs), Cristiane Bauermann Leitão, para a gestão 2025/2029. O ato ocorreu no Salão Nobre do Gabinete da Reitoria da universidade em Porto Alegre.
A nova diretora comemorou, junto ao vice-diretor Leandro Meirelles Nunes, o compromisso assumido em uma Famed/Ufrgs unida e com nota máxima do Ministério da Educação (MEC). A liderança enfatizou ainda a relevância da manutenção da ética na formação médica frente aos desafios que se apresentam no cenário atual. “As sólidas bases éticas nunca foram tão relevantes quanto agora, quando precisamos desmentir fake news trazidas por pacientes nos atendimentos”, afirmou, em um apelo ao senso de pertencimento da comunidade acadêmica.

“Em um momento em que o ensino médico está sendo tão desvalorizado com a abertura indiscriminada de novos cursos, conforta saber que a Famed mantém seu padrão de referência no ensino médico em território gaúcho”, afirmou o presidente Eduardo Neubarth Trindade, ex-aluno e atual professor do curso de Medicina da Famed/Ufrgs.
Lúcia Maria Kliemann, que deixa o cargo, lembrou que a nova diretora é a segunda mulher eleita na história da Famed. “Desejo que trabalhem com harmonia e confiança na missão de formar profissionais competentes”, concluiu.
Participaram da cerimônia a reitora da universidade, Márcia Barbosa, o diretor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil Silva Netto, o gerente executivo do Cremers, Paulo Cezar Kohlrausch, professores e acadêmicos da universidade.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Sílvia Lago