O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, recepcionou os mais de 170 novos residentes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em evento promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre. Os residentes receberam o Manual Interno de Residência Médica com orientações e também crachás profissionais.
Os residentes iniciaram as atividades no último domingo (1º), nos quatro hospitais do complexo (Conceição, Cristo Redentor, Hospital da Criança e Fêmina), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 12 postos de saúde e três Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O total de residentes no GHC chega a 454 neste ano, em 56 especializações. A Prova Amrigs que avaliou cada candidato foi aplicada em novembro de 2019.
Trindade deu boas-vindas aos novos residentes e destacou a excelência do GHC na formação de bons especialistas, que buscam oferecer o melhor atendimento aos pacientes. “Vocês sabem que nós não defendemos os médicos, mas o que é melhor para o fortalecimento da Medicina. Portanto, vamos apoiar sempre todos vocês enquanto estiverem exercendo a boa Medicina”, afirmou.
A relevância do GHC na capacitação de profissionais da Saúde também foi ressaltada pelo presidente da Amrigs, Alfredo Cantalice. “Ao término da residência, vocês terão passado por todas as áreas da especialidade que escolheram seguir. O GHC é referência. Presta importante trabalho na área comunitária e realiza todos atendimentos especializados”, sublinhou.
O diretor-superintendente do GHC e conselheiro do Cremers, André Cecchini, destacou que a instituição é responsável por 35% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul, o que evidencia o importante papel social do complexo junto à comunidade.
Convite aos residentes
O Cremers é parceiro da Amrigs no desenvolvimento de atividades para médicos residentes. Antes do evento, Cantalice recebeu a visita de Eduardo Trindade para tratar de diversos temas de interesse em comum das duas instituições e formas de concretizarem ações conjuntas.
No evento, o presidente do Cremers convidou para o I Fórum de Saúde do Médico Residente, com o tema Desafios da Saúde Ocupacional, que ocorre no dia 3 de abril, às 13h30, na sede do Conselho.
“Conhecemos as angústias que todo médico residente passa e nos preocupamos, principalmente no primeiro ano de residência, quando ocorrem casos de esgotamento físico e emocional dos profissionais, como a síndrome de Burnout. Temos que encarar esse problema. Busquem sempre o apoio das entidades de classe e façam parte das nossas atividades”, aconselhou.