
O presidente do Cremers, Régis Angnes, e o vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade receberam, nesta segunda-feira (18), o presidente dos Laboratórios Associados (Las), Ericksen Mielle Borba, e a coordenadora da Comissão de Inovação e integrante do Conselho Administrativo dos Las, Fabiula Poncio Caio. Os profissionais manifestaram preocupação com a realização de exames de forma precária em estabelecimentos como as farmácias, o que pode prejudicar a saúde da população.
O presidente dos Las relatou ao Cremers sobre a prática considerada inadequada, mascarada como uma simples venda de medicamentos em benefício das próprias empresas. “Nossa preocupação é com a captação indevida de pacientes, apenas para a comercialização. Consideramos que é fundamental que se trabalhe com padrões éticos e de qualidade nos exames laboratoriais”, destacou Borba.
O Cremers orientou a instituição para que a denúncia seja encaminhada formalmente ao Conselho. “Compartilhamos da mesma opinião. Exames são complementares. Todo o exame laboratorial deve ser proveniente de uma prescrição médica”, manifestou o vice-presidente, Eduardo Neubarth Trindade.
A Las é uma associação de cooperação entre laboratórios de Medicina Diagnóstica, presentes em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.