O conselheiro do Cremers, Nelson Batezini, participou da primeira reunião da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria da Saúde (SES). O encontro dá início à elaboração da Relação de Medicamentos Essenciais (Reme), e foi realizado nesta segunda-feira (27), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
A iniciativa é pioneira no Rio Grande do Sul. “Serão analisados e avaliados os elencos de medicamentos básicos, especiais, especializados e fórmulas nutricionais a serem dispensados no estado”, informou o coordenador de Política de Assistência Farmacêutica, Roberto Schneiders. Segundo ele, a partir desse primeiro encontro, a Comissão instituída pela Portaria 766/19, com caráter consultivo e de assessoramento, começa a análise de mais de 600 itens.
O documento tem previsão de lançamento em 2021 e vai apresentar uma lista de medicamentos e fórmulas nutricionais, seguindo o modelo da Relação Nacional (Rename). “Faremos uma avaliação tecnológica que leve em conta a eficácia, a segurança e os impactos orçamentários no SUS”, afirmou.
A revisão dos componentes será baseada na linha de cuidado de cada doença. Roberto Schneiders citou como exemplos a hiperplasia prostática, o transtorno de déficit de atenção e a hiperatividade, além de algumas alergias.
Comissão
A Comissão é formada por representantes de diversos departamentos da SES, Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS), Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-RS), Conselho Estadual de Saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS).
Com informações da SES