

Para mobilizar médicos para o atendimento no Exército, na Aeronáutica e na Marinha, o Cremers e a 3ª Região Militar trabalham em uma minuta de colaboração conjunta. O assunto foi abordado durante reunião realizada nesta quarta-feira (17), na sede do Conselho, em Porto Alegre.
O encontro reuniu o presidente do Cremers, Régis Angnes, e o coordenador da Assessoria Jurídica do Conselho, Juliano Lauer, que receberam o coronel Carlos Régis Carneiro Borges, chefe do Serviço Militar da 3ª Região; o coronel Arthur Márcio Rigotti, presidente da Comissão de Seleção; e a major Patrícia Brum, representante da Assessoria Jurídica.
Os representantes da 3ª Região Militar comentaram sobre a dificuldade em completar o quadro de médicos especialistas no serviço obrigatório. Alguns profissionais não se apresentam ou comprovam problemas de saúde e precisam ser liberados, restando cerca de 200 vagas para convocação.
O Cremers já fez um movimento de esclarecimento, acionando os médicos refratários para ajustar sua situação e obteve bom resultado. “O interesse do Conselho é de ajudar a regularizar essa situação e cumprir a lei”, salientou Lauer, lembrando que entre as exigências da autarquia para o registro de novos médicos está a regularização junto ao serviço militar.
O presidente do Cremers sugeriu intensificar as campanhas nos canais de comunicação das Forças Armadas, esclarecendo as principais dúvidas e desmitificando informações inverídicas sobre o serviço militar, mostrando as condições de trabalho e a estrutura que os médicos encontram. “Quanto mais informação disponível sobre o tema, maior será a procura dos médicos”, destacou Angnes.
Texto: Angélica Ritter
Edição: Sílvia Lago