

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, foi condecorado, na manhã desta quinta-feira (31), com a medalha Marechal Trompowski, pelas mãos do comandante militar do Sul, general de Exército Hertz Pires do Nascimento.
A homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados frente ao Conselho e também pelo trabalho em conjunto com o Exército no amparo aos atingidos pela enchente de 2024 no Rio Grande do Sul e pela colaboração que culminou na inscrição de mais médicos para o sistema de saúde das Forças Armadas.
Na condecoração, o comandante militar enfatizou que o Cremers foi uma das principais instituições que se colocou à disposição do Exército em suas capacidades e competências, na iniciativa pelo acolhimento e pela distribuição de donativos e medicamentos durante a tragédia. “Se houve sucesso na operação e se conseguimos minimizar em muito a perda de vidas durante as enchentes, foi pelo trabalho em conjunto com as instituições, como foi com o apoio do Cremers”, afirmou.
“O general Hertz foi exemplo nesta parceria institucional pela busca dos melhores resultados para mitigar os sofrimentos nas enchentes. Atuamos para fazer o melhor possível; assim como na Medicina, a gente não consegue curar sempre, mas buscamos trazer algum conforto. Esse reconhecimento não é só para mim, mas em nome de toda a categoria médica gaúcha”, agradeceu o vice-presidente do Conselho.
Parceria de longa data
Os laços institucionais entre o Cremers e as Forças Armadas são fortificados desde a primeira gestão de Trindade como presidente do Conselho (2018-2020). Entre as ações mais recentes, além da operação durante a enchente histórica, Trindade também liderou os esforços na divulgação das inscrições para o concurso público da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Somente para o Curso de Formação de Oficiais Médicos (CFO Med) foram oferecidas 92 vagas no processo seletivo, distribuídas entre diversas especialidades.
Após a condecoração, acompanhado do gerente executivo do Cremers, o vice-presidente participou ainda de solenidade militar e visita ao Museu Militar do Comando Militar do Sul.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Sílvia Lago