Equipes do Cremers e do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizaram, no dia 29 de novembro, uma inspeção fiscalizatória no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Postão da Cruzeiro), em Porto Alegre. As equipes das duas instituições verificaram uma série de irregularidades no Plantão de Emergência em Saúde Mental. Representando o Coren-RS, estiveram o conselheiro e enfermeiro João Carlos da Silva e a enfermeira fiscal Thais Longaray. Pelo Cremers, o conselheiro Marcos André dos Santos e o médico fiscal sênior Mario Henrique Osanai fizeram a vistoria.
Entre outros problemas, o Coren-RS apontou precariedade na estrutura do Postão. O setor que atende crianças e adolescentes, por exemplo, fica distante da observação direta dos profissionais. “Isso prejudica a logística de atendimento”, ressalta Thais. Ainda foram constatados superlotação, falta de assessoria jurídica, serviço social e psicologia em todos os dias, ausência de protocolo para atendimento de paciente psiquiátrico e de controle de infecção.
A fiscalização ainda encontrou na unidade da Cruzeiro do Sul profissionais sobrecarregados e sem treinamento específico para atendimento psiquiátrico. Os trabalhadores ainda sofrem constante pressão psicológica, além de agressão verbal e física por parte de pacientes e familiares. “Muitos dos problemas constatados são recorrentes de fiscalizações do Coren-RS. Em função disso, a instituição vai averiguar, a partir das irregularidades apontadas, quais providências serão tomadas”, afirmou o conselheiro João Carlos. Também estiveram na atividade membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS