Ação rápida e resolutiva. Foi assim que o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) evitou grandes prejuízos aos médicos registrados face a um golpe financeiro.
Nos últimos dias de dezembro de 2024, criminosos usaram a imagem do Conselho no Whatsapp para enviar boletos falsos de cobrança da anuidade aos médicos. Ao receber a primeira denúncia, o Cremers imediatamente acionou sua Assessoria Jurídica para interpelar a Meta, responsável pelo aplicativo de mensagens, e a empresa responsável pela plataforma de emissão de cobranças.
Simultaneamente, avisos foram enviados aos cerca de 40 mil médicos por e-mail e publicados nas redes sociais e no site do Cremers, sinalizando que a cobrança era indevida. Relatos de profissionais que receberam o alerta e evitaram o golpe logo começaram a chegar, corroborando a efetividade da ação.
O presidente Eduardo Neubarth Trindade comenta:
“A ação dos colegas foi fundamental para que o Cremers pudesse reagir rapidamente. As denúncias, o monitoramento e a rede de apoio dos próprios médicos nos deram subsídios para tomar uma atitude rapidamente, evitando prejuízos aos profissionais e à credibilidade do Conselho”.
A Justiça Federal deferiu o pedido do Conselho para que o número de telefone e a conta de cobrança utilizados para a prática fraudulenta sejam bloqueados e os dados de seus titulares sejam informados.
O CASO
O golpe era bem elaborado: um número desconhecido de Whatsapp avisava o médico de que era necessário pagar a anuidade o quanto antes para “garantir a continuidade dos serviços” do Cremers. A mensagem, que identificava o médico pelo número de registro, mostrava a localização correta do Cremers no mapa on-line. Apenas o número de telefone entregava que não era, de fato, uma comunicação com o Conselho.
Os golpistas ofereciam duas opções para a potencial vítima: digitar 1 para emissão de boleto; ou digitar 2, caso já tivesse pago. O documento falso apresentava um código de barras para o sistema Pagbank com a cobrança.
Felizmente, os médicos estão bem informados e atentos ao fato de que o Cremers não envia boletos nem faz cobranças via redes sociais.
CLIQUE AQUI PARA SABER TUDO SOBRE A ANUIDADE 2025.
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Sílvia Lago