A atuação do Cremers requerendo soluções imediatas para evitar colapso no sistema de saúde repercutiu na imprensa nacional e gaúcha. O presidente do Conselho, Eduardo Neubarth Trindade, falou aos principais veículos de comunicação sobre o cenário preocupante e de ausência de condições técnicas para o exercício ético e adequado da Medicina. Também cobrou do governo um plano de contingência imediato para não deixar desassistidos pacientes da Região Metropolitana.
A posição do Cremers foi destaque em editorial de Zero Hora e Jornal do Comércio e foi divulgada nas principais emissoras do estado e do país, entre elas RBS TV e Rede Globo.
Nas entrevistas, Trindade destacou que o Conselho não descarta interdições éticas nos estabelecimentos com o objetivo de preservar a segurança dos pacientes. Neste momento de crise na saúde, é necessário atuação coordenada entre os municípios e o Executivo gaúcho para administrar de forma eficaz leitos e atendimentos.
Informou, ainda, que o Cremers fará vistoria nas instituições de saúde e comunicará os fatos às secretarias municipais de Saúde e ao Ministério Público para auxiliar nas medidas necessárias para a regularização dos serviços.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago