O avanço da evolução da IA já acendeu um sinal de alerta em diferentes setores. A regulamentação específica para a utilização da tecnologia tem sido questionada em diversas áreas – especialmente, na Medicina.
Quais são os riscos e os benefícios da IA na Medicina? Quais são os limites éticos do uso dessa nova tecnologia? Como o médico pode preservar a sua autonomia profissional? O uso da IA sem supervisão médica caracteriza exercício ilegal da Medicina? De quem é a responsabilidade pela regulamentação da tecnologia?
Essas e outras questões exigem um olhar atento e um debate aprofundado, com a participação de diferentes atores envolvidos. A utilização da IA na Medicina pode comprometer a qualidade do atendimento médico, a autonomia do profissional e os direitos do paciente, além de gerar riscos ainda desconhecidos.
Diante desse cenário, o Cremers promove, nesta quarta-feira (27), às 14h30, Audiência Pública sobre Regulamentação Ética da Inteligência Artificial na Medicina. O evento será realizado na sede do Conselho, em Porto Alegre.
Estão confirmadas as presenças dos médicos Vinicius Lain e Cristiano Englert, que falarão sobre a aplicação da IA na atividade médica; dos advogados Cristiano Colombo e Wilson Engelman, que tratarão da regulamentação da IA na Medicina; dos advogados Bruno Miragem e Juliano Madalena, que abordarão a ética no uso da IA; e do presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade.
Entidades e profissionais que queiram contribuir para a regulamentação da IA na Medicina podem se manifestar mediante inscrição pelo e-mail rp@cremers.org.br.
As inscrições para o público são gratuitas e podem ser feitas na plataforma Sympla.
O quê: Audiência Pública sobre Regulamentação Ética da Inteligência Artificial na Medicina
Quando: Quarta-feira, 27 de novembro, das 14h30 às 16h30
Onde: Auditório do Cremers – Av. Princesa Isabel, 921, Porto Alegre/RS
Inscrições: Gratuitas, pela plataforma Sympla
Texto: Sílvia Lago
Edição: Viviane Schwäger