Com o objetivo de avaliar e emitir pareceres técnicos qualificados na esfera das especialidades médicas, as câmaras técnicas foram instituídas como parte da estrutura organizacional do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), através da Resolução Cremers nº 04/2000. Os pareceres das câmaras técnicas devem passar por avaliação em sessão plenária ordinária para serem validados.
Elas são compostas por médicos de destaque em cada área, indicados pela diretoria do Cremers e pelas sociedades de especialidades, e tem como função a emissão de pareceres sobre assuntos ou questionamentos enviados ao Conselho por médicos, instituições de saúde, comunidade ou até mesmo do próprio Cremers.
Atualmente, o Conselho conta com 54 câmaras técnicas ativas (confira aqui a lista de especialidades), e já realizou 40 reuniões técnicas durante o ano de 2022, como a de Reprodução Assistida, que ocorreu de forma on-line no dia 20 de outubro.
A coordenadora das Câmaras Técnicas, Isabel Habeyche Cardoso, explica o funcionamento das demandas recebidas pelo setor: “A pauta é avaliada pelos membros das câmaras técnicas, de acordo com a especialidade. Baseado na expertise dos colegas, é redigido o parecer, esclarecendo as questões demandadas”, esclarece.
Para saber mais sobre as Câmaras Técnicas, clique aqui.