

Unindo esforços na fiscalização da saúde pública, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, liderou comitiva em ação conjunta no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), na quinta-feira (15), com parlamentares da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
O Postão da Cruzeiro, referência para atendimento na Zona Sul da cidade, recebe, em média, 450 pacientes por dia. São duas unidades, sendo uma ambulatorial e outra com serviços de Emergência e Urgência, com atendimento também em Pediatria e Saúde Mental.
A comitiva foi recebida pela diretora-geral do Pacs, Liliane Cardoso Hilgert, que pontuou as dificuldades diante da superlotação. “O Pacs é uma porta de entrada; as pessoas vão chegando e não temos como não atender. Os médicos fazem muitos plantões e se esgotam porque também são humanos. A maior dificuldade está em educar a população, orientar sobre qual tipo de atendimento devem procurar. Precisamos melhorar essa resolutividade”, enfatizou.
O presidente do Cremers demonstrou preocupação com a situação e colocou os médicos fiscais da autarquia à disposição para o fornecimento das informações necessárias que possam colaborar com melhorias, principalmente para que não ocorra desassistência às pessoas.
“É preciso revisar os modelos de contratação. O médico não pode trabalhar sem poder fazer um bom diagnóstico e, para isso, precisa de boa estrutura. Porto Alegre foi a primeira cidade a ter uma formação de residência em Medicina de Emergência. Médicos emergencistas não faltam aqui”, afirmou Trindade.

A presidente da Cosmam, vereadora Tanise Sabino, reconheceu a realidade apontada pelos profissionais da equipe administrativa e falou sobre a importância do trabalho em parceria com o Cremers. “A nossa visita vem para construir. Eu só posso imaginar quão difícil é o trabalho de vocês, com poucos recursos e poucos funcionários. A própria saúde mental de vocês, no enfrentamento dessa situação, também deve ser muito difícil”, declarou.
Os apontamentos da visita e relatórios anteriores de fiscalização do Cremers contribuirão para as sugestões de melhorias que serão encaminhadas pelos parlamentares ao Poder Executivo e demais áreas responsáveis.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Sílvia Lago