A conselheira Silzá Tramontina tomou posse, na terça-feira (13), como integrante da Diretoria da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) para o biênio 2026-2027. Ela ocupa o cargo de diretora do Exercício Profissional da entidade. A gestão será presidida pelo psiquiatra Fernando Lejderman que, em seu discurso de posse, apontou o Cremers como um dos principais parceiros da APRS na defesa da saúde mental da população.
A cerimônia foi prestigiada pelo presidente do Conselho, Régis Angnes, e pelo vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade. Em sua manifestação, Angnes frisou a importância de sociedades de especialidades fortes no combate aos abusos que a profissão vem sofrendo.
“A Medicina parece ter virado um saco de pancadas. Faculdades sendo abertas sem as mínimas condições, sem corpo clínico, sem hospital, sem ter onde fazer o treinamento dos alunos. Só se abre novas faculdades com um único intuito: financeiro”, disse, ao criticar a criação desenfreada de vagas e escolas médicas.
O dirigente ainda manifestou sua preocupação com o futuro dos jovens profissionais que, segundo ele, sairão dessas instituições privadas mal formados e endividados. “São essas pessoas que nos atenderão. Esse é o grande risco que temos no futuro. Precisamos de sociedades fortes para trazer esses jovens e ajudá-los a ter uma boa formação”, concluiu.
A nova Diretoria da APRS tem a seguinte composição:
Presidente – Fernando Lejderman
Vice-presidente – Daniel Arenas
Diretor Científico – Maurício Hoffmann
Diretor Científico Adjunto – Lucas Primo
Diretora Financeira – Daniela Poester
Diretora de Comunicação – Débora Slaviero
Diretor de Comunicação Adjunto – Lúcio Cardon
Diretora de Normas – Andrea Poyastro Pinheiro
Diretora do Exercício Profissional – Silzá Tramontina
Diretora de Inovação e Tecnologia – Ana Sfoggia
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Sílvia Lago
Foto: Origami Fotos e Filmes





