Na tarde da última quinta-feira (11), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) acompanhou uma visita técnica da Subcomissão do IPE Saúde da Assembleia Legislativa no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Na reunião, a direção do hospital detalhou os dados relativos aos serviços prestados pelo IPE Saúde. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram 14.468 pacientes atendidos e 184.536 exames realizados através do sistema na unidade hospitalar.
Apesar do grande volume de serviços prestados, por conta da defasagem nos valores da tabela, a margem financeira tem ficado negativa, girando em torno de -0,6% nos últimos 6 meses. “A readequação do plano de saúde, tanto na remuneração médica quanto hospitalar, é uma demanda urgente e muito necessária”, afirmou o presidente do Cremers, Carlos Sparta.
Além disso, há também o prejuízo financeiro em decorrência de atrasos nos pagamentos dos médicos. Atualmente, apenas as operações clínicas (em especial a quimioterapia) trazem rentabilidade para a instituição.
Participaram da reunião o presidente do Cremers, Carlos Sparta; o presidente da Subcomissão do IPE Saúde da Assembleia Legislativa, Thiago Duarte; o provedor da Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert; o diretor geral da Santa Casa, Júlio Flávio Dornelles de Matos; o diretor geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti Machado; e representantes do parlamento gaúcho.