O Cremers publicou, no início na tarde desta segunda-feira (26), nota de alerta aos médicos e à população sobre a urgente necessidade de atualização dos valores de consultas e procedimentos pagos aos médicos credenciados ao IPE Saúde.
Segundo o presidente do Conselho, Eduardo Neubarth Trindade, a tabela de remuneração dos serviços médicos está defasada há muitos anos. Com isso, há impacto negativo na manutenção dos consultórios e até mesmo no atendimento aos pacientes.
Leia a nota na íntegra:
NOTA AOS MÉDICOS E À POPULAÇÃO
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) reitera a urgente atualização dos valores de consultas e procedimentos pagos aos médicos credenciados ao IPE Saúde.
A tabela de remuneração dos serviços médicos está defasada há muitos anos, e impacta negativamente o atendimento aos pacientes. Os valores pagos aos médicos, muitas vezes são impraticáveis para garantir o trabalho médico e a manutenção dos consultórios, inviabilizando o atendimento pelo IPE Saúde.
As recentes negociações realizadas pelo governo do Estado não foram cumpridas em sua totalidade, o que resultou no descredenciamento de profissionais de diversas especialidades e na precarização da assistência a cerca de 1 milhão de usuários.
O Cremers entende como justa a reivindicação das entidades hospitalares e adere à urgência na revisão do modelo de remuneração, uma vez que os médicos também sofrem com os baixos valores pagos pelo IPE Saúde.
Porto Alegre, 26 de fevereiro de 2024.
Dr. Eduardo Neubarth Trindade
Presidente do Cremers