
O conselheiro Eduardo Montagner Dias representou o Cremers no Webinar “O uso da telemedicina, suas interfaces éticas e jurídicas nas práticas médicas em geral: avanços e facilidades da tecnologia no atendimento”, na noite desta quarta-feira (26). Promovido pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, o evento reuniu representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina, que debateram os desafios, a realidade e as perspectivas das novas tecnologias no atendimento em saúde.

Em sua apresentação, Montagner destacou o pioneirismo do Cremers ao ser o primeiro conselho regional a publicar uma cartilha com orientações técnicas, éticas e jurídicas sobre a telemedicina. “Um dos grandes desafios da telemedicina é a gestão da comunicação, já que, ao facilitar o acesso ao paciente, podemos dar a falsa impressão de que estamos permanentemente disponíveis”, explicou.
O evento apresentou a visão do governo federal sobre as aplicações da telemedicina, os avanços tecnológicos e éticos na gestão da ferramenta e os aspectos jurídicos das novas tecnologias aplicadas à Medicina. “O futuro, tanto para a telemedicina como para outras tecnologias e inovações na área médica, é uma pista de corrida na qual vemos apenas a bandeira de largada”, finalizou Montagner.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Viviane Schwäger