O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, participou, nesta quarta-feira (29), do 12° Seminário de Fiscalização Profissional, realizado no auditório da OAB/RS, em Porto Alegre.
Promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), o tema central abordado foi o uso da inteligência artificial na fiscalização do exercício profissional.
Trindade foi mediador do painel sobre a utilização da inteligência artificial no âmbito da fiscalização do Conselho Federal de Medicina (CFM), que contou com a participação, por videoconferência, do diretor do Departamento de Fiscalização e terceiro vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes.
O presidente do Cremers apontou questões que deverão ser amplamente debatidas pelos Conselhos Regionais. Entre elas, a relação do uso da inteligência artificial e a judicialização; o combate ao mau uso da tecnologia; a transparência das informações; e a constante atualização dos profissionais, por se tratar de uma ferramenta que se atualiza de forma automática.
‘’O tema é instigante e desafiador na Medicina pela ampla utilização da inteligência artificial por médicos e pacientes. A união dos Conselhos trará mais resultados para todos’’, afirmou Trindade.
Emmanuel Fortes falou sobre os impactos que a inteligência artificial gera na fiscalização e ressaltou que o CFM busca mecanismos para incorporar novas tecnologias e tornar os processos cada vez mais objetivos e eficientes.
Texto e fotos: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago