O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo, reuniram-se com o governador do Estado em exercício, Vilmar Zanchin, nesta quarta-feira (10), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Foram debatidas pautas da área da saúde, entre elas, a qualidade do atendimento prestado à população, que passa pela boa formação dos médicos; a necessidade de melhor distribuição de profissionais, que se concentram nos grandes centros; além da adequação de estruturas e condições de trabalho.
“O Brasil tem cerca de 600 mil médicos em atuação. Somente em 2023, o Rio Grande do Sul formou 44 mil novos profissionais. No entanto, a abertura desenfreada de novos cursos, muitas vezes sem critérios e sem estrutura mínima necessária, compromete a formação dos médicos’’, disse Trindade, ressaltando que uma das pautas prioritárias do Cremers é a defesa da formação médica de qualidade.
No encontro, foi consenso que o médico mal preparado compromete o atendimento à população e causa prejuízos ao sistema de saúde. A importância do fortalecimento da relação médico-paciente e do tratamento ético e humanizado foram enfatizados.
O governador em exercício afirmou que comunga das mesmas ideias defendidas pelo Cremers e que a necessidade de o Estado priorizar a educação, por meio de investimentos em políticas públicas para qualificar desde o Ensino Básico até o Superior, é fundamental e impacta diretamente na boa formação profissional e nos serviços prestado à população. Zanchin colocou-se à disposição do Conselho para encaminhar e apoiar, na Assembleia Legislativa, pautas que qualifiquem o serviço de saúde.
Também participaram da reunião, representando o CFM, a segunda vice-presidente Rosylane Rocha, a assessora de Relações Institucionais e Governamentais, Gabriella Belkisse, e o coordenador de Imprensa, Paulo Henrique de Souza.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago
Foto: Jennifer Morsch