O Conselho Regional de Medicina (Cremers) e o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) alertam a categoria médica gaúcha sobre a importância de medicamentos antirretrovirais serem prescritos através de formulário padrão disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o CRF/RS, a prescrição de medicamentos antirretrovirais, principalmente os que são utilizados no tratamento de pessoas que vivem com HIV e hepatites virais, vem sendo feitas em formulários simples, o que inviabiliza a dispensação por parte dos farmacêuticos.
Sendo assim, o Cremers reforça que receitar um medicamento antirretroviral exclusivamente através do formulário padrão é a única forma de garantir que nenhum paciente fique impossibilitado de fazer o tratamento adequado para a sua condição de saúde.
Saiba mais – Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980 para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, o uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.
Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os ARV a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento. Atualmente, existem 22 medicamentos, em 38 apresentações farmacêuticas (https://bit.ly/3FYnQan).
Lista de formulários padrão:
Para acessar o formulário padrão para HIV, clique aqui.
Para acessar o formulário padrão para HEPATITE B, clique aqui.
Para acessar o formulário padrão para HEPATITE C, clique aqui.
Para mais informações, clique aqui.