O cenário e os desafios da saúde foram pauta de reunião realizada nesta quinta-feira (14) entre o Cremers e o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Mediar-MP).
A implantação de métodos de solução de conflitos, como mediação e conciliação, também esteve entre os temas do encontro. O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, ressaltou que existe um grande interesse da autarquia na efetiva implantação dos chamados métodos autocompositivos.
“Além de dar uma resposta mais célere aos médicos registrados e à sociedade, a instalação de Câmaras de Conciliação e Mediação na estrutura judicante do Cremers é mais um caminho para o cumprimento da função social do Conselho”, ressaltou Trindade.
O procurador de Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes afirmou que os métodos autocompositivos significam mais economicidade, produtividade e resolutividade de problemas para as instituições que adotam as práticas.
O encontro foi conduzido pela secretária executiva do Mediar-MP, promotora Ivana Kist Huppes Ferrazzo, e teve a participação dos promotores Melissa Marchi Juchen, Rafael Russomano Gonçalves e Leonardo Menin.
Pelo Cremers, também participaram a primeira-secretária Laís Del Pino Leboutte e o coordenador do Departamento de Fiscalização (Defis), Luciano Haas.
Texto: Sílvia Lago
Fotografia: Jennifer Morsch