A Diretoria e conselheiros do Cremers receberam, nesta segunda-feira (15), o presidente da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, e integrantes da equipe diretiva da cooperativa para discutir questões referentes à nova tabela de honorários médicos apresentada pela Unimed Nacional.
A Unimed Porto Alegre elaborou estudo sobre os impactos das alterações a serem implementadas em 1º de novembro. Segundo representantes da cooperativa, a medida é um retrocesso e irá enfraquecer o sistema. “Além de gerar perdas de R$ 9 milhões em honorários aos médicos cooperados, causará desigualdades entre as especialidades médicas, colocando em risco a assistência aos usuários”, alertou Pizzato, destacando que, somente em Porto Alegre, são realizadas cerca de 17 mil consultas por dia.
A equipe diretiva da Unimed Porto Alegre reforçou que, para reverter a decisão da Unimed Nacional, será preciso um grande movimento das entidades médicas do país e o apoio dos Conselhos Regionais de Medicina. “Os médicos já foram impactados fortemente com a reforma tributária e agora sofrerão ainda mais perdas caso a nova tabela seja implementada. Agora, é o momento de união de toda classe médica contra essa medida”, apontou.
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, afirmou que o Conselho buscará aprofundar questões técnicas que motivaram as alterações. Propôs que a Federação Unimed/RS apresente as mudanças aos conselheiros.
“Vamos dialogar com os demais Conselhos Regionais e pautar uma reunião com o Conselho Federal de Medicina. Contem com nosso apoio para debater amplamente a questão e buscar um encaminhamento que contemple a todos da melhor forma”, completou Trindade.
Texto e foto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago